Quais são os melhores aplicativos gratuitos de orçamento para 2024?

Estou procurando por aplicativos gratuitos de orçamento para me ajudar a gerenciar minhas finanças em 2024. Adoraria ouvir sobre suas experiências ou recomendações. Aplicativos gratuitos seriam melhores para mim, já que estou com o orçamento apertado. Alguma orientação?

Ah, aplicativos de orçamento em 2024 – os salvadores de nós, quebrados. Primeiro, esqueça qualquer coisa que tente cobrar para te dizer que você está sem grana – a ironia é simplesmente demais. Na minha opinião, os melhores gratuitos são:

1. Mint: Existe há séculos, ainda é sólido. Conecta-se às suas contas bancárias, rastreia gastos, cria orçamentos… embora adore me dar bronca por comprar café como se eu estivesse arruinando minha vida com lattes de R$20. Mas ei, é de graça.

2. Teste Grátis do YNAB… Ok, eu sei que você disse gratuito, mas escute aqui – é, de longe, uma das melhores ferramentas para gerenciar finanças, mesmo que não seja tecnicamente grátis além do período de teste. Você ganha um mês inteiro para decidir se vale cada centavo (spoiler: provavelmente vale).

3. Goodbudget: Orçamento no estilo tradicional de envelopes, só que sem os envelopes de papel. Não faz sincronização automática com bancos, então você precisará inserir transações manualmente. Terapia de baixo custo se você curte entrada tediosa de dados, uhu!

4. Versão Gratuita do EveryDollar: Interface simples e limpa. Mas eles guardam todos os reais recursos para a versão paga. Então, se você só quer algo básico, é suficiente. Se você quer algo mais sofisticado, procure outra coisa.

5. PocketGuard: Evita que você vá à falência no meio do mês mostrando o que é “seguro gastar”. É deprimente? Um pouco. É útil? Com certeza.

Todos têm prós/contras, mas depende de quanto esforço você está disposto a colocar e de qual é a nossa vibe de sem grana. Dica principal: Comece a rastrear logo – caso contrário, o dia 25 de janeiro chega, e você estará se perguntando para onde foi todo o seu dinheiro de ‘ano novo, vida nova’.

Se você está no trem do “Estou quebrado, mas preciso de um orçamento” para 2024, deixe-me sugerir mais alguns concorrentes que talvez possam competir com a lista do @jeff:

1. Fudget – Não, eu não escrevi “budget” errado. É super simplificado, ótimo se você odeia lidar com sincronizações de banco ou com a vibe de “seu Mint envergonhador de lattes”. Você insere manualmente sua renda e despesas, e ele mantém tudo simples. Sem frescura. Parece um pouco básico demais? Talvez, mas se você não quer complicar, este aqui funciona.

2. Versão gratuita do Spendee – Este parece surpreendentemente bonito para um aplicativo gratuito. Ainda é possível rastrear gastos manualmente e criar orçamentos, mas a sincronização com contas está atrás de um paywall, ugh. Ainda assim, visualmente atrativo, se isso importa para você.

3. Zeta (para casais) – OK, se você está orçando em dupla, o Zeta é realmente muito bom E gratuito. Rastreia despesas compartilhadas e orçamentos para noites de encontro (provavelmente não incluindo aquelas torradas de abacate de $17 que vão causar um julgamento no nível Mint).

4. Walnut (focado na Índia) – Honestamente, meio interessante se você tiver um banco internacional ou estiver explorando mercados indianos. Ele rastreia automaticamente despesas a partir de suas mensagens SMS (preocupado com privacidade, alguém?). Definitivamente é um nicho, mas, hey, é grátis.

Embora eu adore a defesa do @jeff pelo teste do YNAB (entendemos, o YNAB é incrível, ok?), taxas de assinatura constantes acabam com o clima para mim. Tipo, se eu já estou quebrado, não posso gastar $15/mês para ser lembrado de que estou quebrado – não faz sentido. Eu passaria se você quer opções gratuitas a longo prazo.

PS: Se você não tem medo de planilhas, elas são o rastreador de orçamento gratuito original. Google Sheets, alguém? Sim, dá mais trabalho, mas literalmente zero dólares para sempre. Tutoriais no YouTube podem te ajudar a começar. Faça o que funcionar para você, mas talvez aplicativos não sejam a única resposta.